A testagem para o diagnóstico da Covid-19, em conjunto com as medidas de biossegurança – uso correto de máscara, higienização das mãos e respeito ao isolamento social –, é fundamental para evitar a proliferação do coronavírus. Por isso, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), indica Centros de Testagem para a população. O acesso gratuito ao exame pode ser feito no Hospital Municipal João Elísio de Holanda, em Maracanaú, e, na Capital, na Praça do Ferreira e nos drive-thrus do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e do Shopping RioMar Kennedy.
Os locais de testagem têm protocolos diferentes de atendimento. Nos Centros situados na Praça do Ferreira e em Maracanaú, qualquer pessoa, mesmo sem sintomas, pode ter acesso ao exame apresentando apenas documento com foto. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas. Ambos têm capacidade de realizar 200 exames por dia, em média. Na Praça do Ferreira, até o momento, 9.200 testes já foram realizados somente em 2021.
A testagem no sistema drive-thru no HGF e no Shopping RioMar Kennedy é voltada para as pessoas entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas leves ou moderados de Covid-19 e precisam de agendamento. A marcação para os serviços é feita pelo Saúde Digital ou Ceará APP, aplicativo do Governo do Ceará disponível nos sistemas Android e iOS. No HGF, o atendimento é de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h. Já no shopping, o horário é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. O RioMar Kennedy tem, em média, 133 marcações diárias – até agora, 3.041 testes já foram realizados no local neste ano.
Serviço
Centros de Testagem
Sem agendamento:
Com agendamento:
Para agendamento, acesse a plataforma Saúde Digital.
Assessoria de Comunicação da Sesa
























































