A pesquisa realizada pelo Instituto Península apontou que 32%
dos docentes vivem essa situação dentro das escolas brasileiras
dos docentes vivem essa situação dentro das escolas brasileiras
Em boa parte das escolas brasileiras,
a prática de educação física não recebe atenção e recursos
adequados para propiciar os melhores equipamentos aos estudantes.
Aproximadamente um terço dos professores da área e diretores escolares apontam
a precariedade de materiais como principal motivo para a ineficiência das
aulas.
a prática de educação física não recebe atenção e recursos
adequados para propiciar os melhores equipamentos aos estudantes.
Aproximadamente um terço dos professores da área e diretores escolares apontam
a precariedade de materiais como principal motivo para a ineficiência das
aulas.
Apesar de não poder solucionar o
problema, cerca de 32% dos educadores físicos que atuam em instituições de ensino
utilizam o próprio material para promover uma aula de qualidade. Outros 29%
fazem a reciclagem de materiais para o ensino da disciplina.
problema, cerca de 32% dos educadores físicos que atuam em instituições de ensino
utilizam o próprio material para promover uma aula de qualidade. Outros 29%
fazem a reciclagem de materiais para o ensino da disciplina.
Os dados apresentados foram
levantados pela pesquisa “Escola, Movimento e Esporte: Cenário de
Desenvolvimento Humano Integral”, realizada pelo Instituto Península, em
parceria com a consultoria Plano CDE. A apuração ouviu 7.500 professores e
diretores da educação básica em escolas distribuídas em todas as
regiões do país.
levantados pela pesquisa “Escola, Movimento e Esporte: Cenário de
Desenvolvimento Humano Integral”, realizada pelo Instituto Península, em
parceria com a consultoria Plano CDE. A apuração ouviu 7.500 professores e
diretores da educação básica em escolas distribuídas em todas as
regiões do país.
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) “a educação física, integrada
à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação
básica”. Estão dispensados da prática, somente, os alunos com mais de 30
anos ou que desenvolvam atividade trabalhista, tenham filhos ou estejam
prestando serviço militar em fase inicial.
à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação
básica”. Estão dispensados da prática, somente, os alunos com mais de 30
anos ou que desenvolvam atividade trabalhista, tenham filhos ou estejam
prestando serviço militar em fase inicial.
Ainda de acordo com a pesquisa, em 9%
das instituições de ensino, a atividade física não é considerada disciplina
obrigatória na grade curricular; em outros 2% dos institutos não existe
qualquer oferta de atividade esportiva.
das instituições de ensino, a atividade física não é considerada disciplina
obrigatória na grade curricular; em outros 2% dos institutos não existe
qualquer oferta de atividade esportiva.
Quando existe disponibilidade, 76%
ofertam as aulas duas vezes por semana, e só 12% o fazem três ou mais vezes,
semanalmente.
ofertam as aulas duas vezes por semana, e só 12% o fazem três ou mais vezes,
semanalmente.
Modalidades esportivas nas escolas brasileiras
Outro ponto
importante indicado pelos docentes é a falta de variedade das modalidades
esportivas nos colégios brasileiros. Em boa parte deles, cerca de 65%, estão
presentes apenas futebol,
voleibol e handebol, nessa ordem de prevalência. Sendo desconsiderados ou
desconhecidos quaisquer outros tipos de esportes.
importante indicado pelos docentes é a falta de variedade das modalidades
esportivas nos colégios brasileiros. Em boa parte deles, cerca de 65%, estão
presentes apenas futebol,
voleibol e handebol, nessa ordem de prevalência. Sendo desconsiderados ou
desconhecidos quaisquer outros tipos de esportes.
Quase inexistente,
a pesquisa do Instituto Península avaliou que apenas 1% das unidades escolares
têm piscinas. E, ainda assim, boa parte dos equipamentos não funciona por falta
de manutenção, o que dificulta as aulas de natação dentro das escolas.
a pesquisa do Instituto Península avaliou que apenas 1% das unidades escolares
têm piscinas. E, ainda assim, boa parte dos equipamentos não funciona por falta
de manutenção, o que dificulta as aulas de natação dentro das escolas.
Fonte: Juliete Neves – Agência Educa Mais
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