Afinal, a área de exatas é para todos?
Na teoria pode até ser simples mas, na prática, para muitas
pessoas a relação com os número é extremamente difícil. Para outros, uma
questão de pura afinidade. Afinal, Matemática é para todos? O amor pela área de exatas sempre fez parte da vida de
João Luciano de Carvalho Gomes formado há sete anos em Matemática e docente dos
cursos de Engenharia e Licenciatura em Matemática na UCSAL. Segundo ele, o
medo dessa disciplina tem origem cultural e traz consequências negativas
durante a trajetória das pessoas. “Crescemos com o estigma de que esta disciplina é
difícil e a reproduzimos esse pensamento sem refletir. Outro fator para
essa realidade é a falta de investimentos e políticas públicas para a educação básica, além da falta de criticidade e de incentivo a pesquisa nesse setor”, comentou
João.
pessoas a relação com os número é extremamente difícil. Para outros, uma
questão de pura afinidade. Afinal, Matemática é para todos? O amor pela área de exatas sempre fez parte da vida de
João Luciano de Carvalho Gomes formado há sete anos em Matemática e docente dos
cursos de Engenharia e Licenciatura em Matemática na UCSAL. Segundo ele, o
medo dessa disciplina tem origem cultural e traz consequências negativas
durante a trajetória das pessoas. “Crescemos com o estigma de que esta disciplina é
difícil e a reproduzimos esse pensamento sem refletir. Outro fator para
essa realidade é a falta de investimentos e políticas públicas para a educação básica, além da falta de criticidade e de incentivo a pesquisa nesse setor”, comentou
João.
A crença no estereótipo de que homens têm mais
habilidade em matemática do que as mulheres é outro fator que contribui para
esse distanciamento do público feminino em relação às disciplinas de exatas.
Para especialistas, um dos aspectos que mais contribui para essa concepção é a
vivência entre o ensino fundamental e ensino médio – fase em que se torna mais forte a desigualdade entre gêneros. Essa
realidade também contribui para o afastamento das mulheres de cursos como
Engenharia e Ciências da Computação.
habilidade em matemática do que as mulheres é outro fator que contribui para
esse distanciamento do público feminino em relação às disciplinas de exatas.
Para especialistas, um dos aspectos que mais contribui para essa concepção é a
vivência entre o ensino fundamental e ensino médio – fase em que se torna mais forte a desigualdade entre gêneros. Essa
realidade também contribui para o afastamento das mulheres de cursos como
Engenharia e Ciências da Computação.
Na opinião de João, mesmo com as questões culturais
reforçadas diariamente pelo senso-comum de que mulheres não têm afinidade com a
Matemática, através de muita luta, elas vem conquistando cada vez mais espaço
na sociedade e com o universo dos números. “As
mulheres sempre tiveram interesse pela matemática e sempre desempenharam suas
aptidões com excelência, porém a área de exatas é um ambiente machista e
permeado por tensões que dificultam o acesso feminino”, assegurou.
reforçadas diariamente pelo senso-comum de que mulheres não têm afinidade com a
Matemática, através de muita luta, elas vem conquistando cada vez mais espaço
na sociedade e com o universo dos números. “As
mulheres sempre tiveram interesse pela matemática e sempre desempenharam suas
aptidões com excelência, porém a área de exatas é um ambiente machista e
permeado por tensões que dificultam o acesso feminino”, assegurou.
João
concorda que é matemática é para todos, mas alerta para as mudanças que foram
ocorrendo com o passar do tempo. “A
matemática atual não é a mesma de 30 anos atrás. Ela pode ser divertida e ter um
caráter lúdico, facilitando assim a relação de ensino-aprendizagem. Hoje, temos
diversos canais no Youtube que trazem a matemática desconstruída, lúdica e
divertida. Porém, o grande segredo para ser um bom estudante nessa disciplina
ainda é o treino. O conhecimento
matemático se adquire com esforço através da resolução de exercícios”,
recomenda.
concorda que é matemática é para todos, mas alerta para as mudanças que foram
ocorrendo com o passar do tempo. “A
matemática atual não é a mesma de 30 anos atrás. Ela pode ser divertida e ter um
caráter lúdico, facilitando assim a relação de ensino-aprendizagem. Hoje, temos
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divertida. Porém, o grande segredo para ser um bom estudante nessa disciplina
ainda é o treino. O conhecimento
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Se, assim como João Luciano, você também gosta de
cálculos e deseja cursar uma Licenciatura em Matemática, conte com a ajuda do
Educa Mais Brasil. O programa oferta bolsas de estudo de até 70% para você realizar
o sonho da sua graduação. Não perca tempo.
Acesse o site do Educa Mais Brasil e confira todas as oportunidades oferecidas na sua
região. É gratuito.
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Fonte:
Bárbara Maria – Ascom Educa Mais Brasil
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